quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Entrevista com Zé Barbeiro parte final

PARTE FINAL

Continuação da fala do Ademir...

ADEMIR SOARES: Isso leva as pessoas que gostam a dizer: eu não vou tocar essa porcaria, pois não precisa estudar pra tocar...!

MARCELLO: Eu também nunca pensei nisso...!

ZÉ BARBEIRO: Então veja bem! Hoje, por exemplo, a morte do Michael Jackson...! Ele morreu e aí é que eu fiquei sabendo, juro por Deus, aí é que eu fiquei sabendo que ele esteve no Brasil...

MARCELLO: Ele gravou com o Olodum...

ZÉ BARBEIRO: Aí eu te pergunto: o cara que é fã do Michael Jackson vai aprender aquela música...cadê a harmonia daquela música...

MARCELLO: Aquilo é percussão, ritmo...

ZÉ BARBEIRO: A Bahia, meu amigo, hoje tem uma voz, tem lá uma guitarra e tem vinte caras tocando só percussão...! Então, o que eu estou falando - nada contra eles, pelo amor de Deus - cada um faz o seu trabalho. Em termos de riqueza que o elemento aprendeu um instrumento, o que ele vai aprender ali...! Se um cara vier aprender comigo violão de 7 cordas, eu vou falar: "olha, meu estilo é esse, você quer aprender o que..."! "Eu quero aprender choro..."! Ah, sim...! "Eu quero aprender qualquer coisa..."! "Qualquer coisa, não, meu amigo..."! Qualquer coisa, então você vá aprender axé, que é qualquer coisa, na minha visão. Porque ali o elemento ele vê...isso é norte e nordeste, não é só na Bahia, veio lambada, veio axé e depois veio ainda uma desgraça, que na minha visão é uma desgraça, que foi o Tchan...! Aquilo pra mim, realmente, foi uma desgraça...!

MARCELLO: Para mim também...!

ADEMIR SOARES: Isso tudo é modismo, muda de ritmo, mas some...!


ZÉ BARBEIRO: Some...! Só que para a nossa música, para o bem do choro, inclusive, isso foi de uma valia...!

MARCELLO: Eu nunca tive essa visão, eu nunca tive essa leitura...

ZÉ BARBEIRO: Se você tiver um filho e ele falar: "pai eu quero estudar piano..."! Jamais você vai falar: "vai estudar axé..."! Jamais! Você vai aprender choro. E o próprio professor também, que é onde você vai aprender mesmo. Então, porque o cara vai olhar...depois que ele pega um pouquinho de noção do que é a música, ele vai olhar e dizer: "pô, não tem nada isso ai..."! Não tem harmonia, não tem melodia, não tem nada...!

MARCELLO: Então, para encerrar...! E aí o que você está achando desse Circuito Metropolitano de Choro e a vinda de vocês a Santos...!

ZÉ BARBEIRO: Para nós e para mim, particularmente, é uma honra participar...!

ADEMIR SOARES: Sábado passado foi ótimo...!

ZÉ BARBEIRO: É, eu estava comentando...! A gente foi pela primeira vez no Q-Frango...só que o Q-Frango é conhecidíssimo pra caramba. Falam muito nele e eu já tinha sido convidado! Sobre o Circuito, é uma idéia espetacular, embora eu acho que...eu não sei como se passa a coisa aqui politicamente, mas é uma coisa que eu acho que deveria ter um pouquinho mais de apoio, eu diria assim de Prefeitura, alguma coisa parecida, porque está vindo de cabeças de vocês do Clube do Choro de Santos, mas é uma honra mesmo estar aqui fazendo esse trabalho e o Circuito é bom porque está vindo gente...já vieram Luizinho e Euclides Marques, o Cochichando, o Fogo na roupa, olha só o nível...!

MARCELLO: Você com esse time maravilhoso...!

ZÉ BARBEIRO: É um prazer enorme fazer aqui no Guarany que é a primeira vez que eu estou vindo aqui, espero vir outras vezes...

MARCELLO: Você vai gravar mesmo o DVD aqui...?

ZÉ BARBEIRO: Pretendo...!

2 comentários:

  1. Este é o Zé Barbeiro!
    Parabens ao pessoal do Clube do Choro de Santos, por seu trabalho, e por ter publicado esta entrevista exatamente da forma como ele falou, na integra, sem correções, sem revisão de português, concordância etc (Os profissionais de editoras e jornais fazem muito isso, modificando muitas vezes o que o entrevistado quis dizer).
    Lendo este texto aqui, vi o Zé Barbeiro na minha frente, ele mesmo falando, adorei!

    ResponderExcluir
  2. Caro Zé Barbeiro ( Amigo de 40 anos )

    Você pode tocar um axé aqui no Fazendinha? ahahahaha!!!!

    Grande abraço

    ResponderExcluir