sábado, 19 de setembro de 2009

Circuito Metropolitano do Choro

Circuito Metropolitano do Choro, uma iniciativa inédita


Evento gratuito é fruto da parceria entre Clube do Choro de Santos e Secretarias da Cultura do Estado e de Municípios da Baixada.


Desde sexta-feira, 4 de setembro, começou o Circuito Metropolitano do Choro, uma série de apresentações musicais e workshops dedicados à população da Baixada Santista. O grupo paulistano Cochichando abriu o Circuito, com show no dia 04/10, às 20h, no Parque Cultural de São Vicente (entrada grátis). Artistas consagrados se apresentarão, com entrada gratuita, nos municípios de Cubatão, Praia Grande, Santos, São Vicente e Itanhaém. O evento, uma iniciativa inédita, é resultado da parceria entre a sociedade civil organizada, representada pelo Clube do Choro de Santos (uma OSCIP), a Secretaria de Estado da Cultura, as Prefeituras locais e a Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), órgão do governo do Estado.

O Circuito Metropolitano do Choro contribui para a implementação do “Corredor Cultural”, uma das propostas de ação cultural da Agem. O objetivo do “Corredor Cultural” é levar ao público manifestações artísticas nos diversos municípios da Baixada, fazendo com que grupos, artistas e espetáculos percorram as cidades, para que todas as comunidades tenham acesso à cultura. A idéia do “Corredor Cultural” foi um dos principais temas abordados durante o I Fórum Metropolitano de Cultura, realizado de 19 a 20 de agosto, em Santos.

A programação do Circuito Metropolitano do Choro prevê shows com os grupos Cochichando e Fogo Na Roupa e com os aclamados artistas Zé Barbeiro, Euclides Marques & Luizinho 7 cordas, todos selecionados no Concurso de Apoio a Projetos de Circulação de Show Musical no Estado de São Paulo. Os shows fazem parte do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura (Proac), que viabiliza uma série de apresentações gratuitas em diversas cidades paulistas ao longo do ano.

O objetivo do Circuito Metropolitano do Choro é fomentar o intercâmbio cultural, o desenvolvimento sociocultural e comunitário da Região Metropolitana da Baixada Santista, por meio do fortalecimento e divulgação do Choro, considerado o primeiro gênero musical urbano do País. As apresentações, sempre gratuitas, são fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura, as Prefeituras locais e organizações da sociedade civil. Na Baixada Santista, o Proac tem apoio das Secretarias de Cultura dos Municípios de Santos, São Vicente, Cubatão, Praia Grande e Itanhaém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário