
Grupo Cochichando
02 de Outubro, sexta-feira às 20h30
Itanhaém
Palco Queijo (Palco da Ladeira)
Praça Pio XII
Centro
Circuito Metropolitano do Choro, uma iniciativa inédita
Evento gratuito é fruto da parceria entre Clube do Choro de Santos e Secretarias da Cultura do Estado e de Municípios da Baixada.
Desde sexta-feira, 4 de setembro, começou o Circuito Metropolitano do Choro, uma série de apresentações musicais e workshops dedicados à população da Baixada Santista. O grupo paulistano Cochichando abriu o Circuito, com show no dia 04/10, às 20h, no Parque Cultural de São Vicente (entrada grátis). Artistas consagrados se apresentarão, com entrada gratuita, nos municípios de Cubatão, Praia Grande, Santos, São Vicente e Itanhaém. O evento, uma iniciativa inédita, é resultado da parceria entre a sociedade civil organizada, representada pelo Clube do Choro de Santos (uma OSCIP), a Secretaria de Estado da Cultura, as Prefeituras locais e a Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem), órgão do governo do Estado.
O Circuito Metropolitano do Choro contribui para a implementação do “Corredor Cultural”, uma das propostas de ação cultural da Agem. O objetivo do “Corredor Cultural” é levar ao público manifestações artísticas nos diversos municípios da Baixada, fazendo com que grupos, artistas e espetáculos percorram as cidades, para que todas as comunidades tenham acesso à cultura. A idéia do “Corredor Cultural” foi um dos principais temas abordados durante o I Fórum Metropolitano de Cultura, realizado de 19 a 20 de agosto, em Santos.
A programação do Circuito Metropolitano do Choro prevê shows com os grupos Cochichando e Fogo Na Roupa e com os aclamados artistas Zé Barbeiro, Euclides Marques & Luizinho 7 cordas, todos selecionados no Concurso de Apoio a Projetos de Circulação de Show Musical no Estado de São Paulo. Os shows fazem parte do Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura (Proac), que viabiliza uma série de apresentações gratuitas em diversas cidades paulistas ao longo do ano.
O objetivo do Circuito Metropolitano do Choro é fomentar o intercâmbio cultural, o desenvolvimento sociocultural e comunitário da Região Metropolitana da Baixada Santista, por meio do fortalecimento e divulgação do Choro, considerado o primeiro gênero musical urbano do País. As apresentações, sempre gratuitas, são fruto da parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura, as Prefeituras locais e organizações da sociedade civil. Na Baixada Santista, o Proac tem apoio das Secretarias de Cultura dos Municípios de Santos, São Vicente, Cubatão, Praia Grande e Itanhaém.
Histórico do Clube do Choro de Santos
O Clube do Choro de Santos - OSCIP foi fundado em 23 de abril de 2002 nas dependências do bar e lanchonete do SESC Santos. Declarado de Utilidade Pública Municipal (Lei nº 2389, de 18/05/2006, publicada no Diário Oficial do Município em 19/05/2006), foi criado com a intenção de reorganizar os conjuntos de choro da região da Baixada Santista e fomentar a cultura do Choro, primeiro estilo de música popular urbana do Brasil. Para cumprir este papel, vem realizando uma série de eventos ao longo de seus sete anos de existência, incluindo shows, palestras, aulas e workshops, por meio de parcerias com o poder público e privado.
O Clube já recebeu a visita de grandes nomes da música popular brasileira como o flautista Altamiro Carrilho, o clarinetista Paulo Moura, os jornalistas Luis Nassif e Sérgio Cabral. Também participaram de nossos eventos, os grupos Izaías e seus Chorões, as Meninas do Choro (ex-Balaio de Gato), Egeu Laus Simas, diretor do Instituto Jacó do Bandolim, designer gráfico e padrinho do nosso site, o quinteto de Nova York Choro Ensemble, o bandolinista Déo Rian, o compositor Elton Medeiros, os irmãos Ronaldo do bandolim e Rogério Souza, os maestros Gilson Peranzetta e Zé Menezes, entre muitos outros.
Instrumentistas estrangeiros também já passaram pelo Clube do Choro de Santos: a maestrina e flautista dinamarquesa Pia Kaufmanas, o saxofonista e clarinetista norte-americano John Berman, a flautista japonesa Naomi Kumamoto e a clarinetista israelense Anat Cohen.
A entidade realiza também encontros beneficentes, colaborando com entidades de filantropia da região. Recentemente apadrinhou os Meninos Chorões do Centro Educacional e Recreativo (CER), núcleo da Vila Margarida, em São Vicente, que realiza um trabalho fantástico junto a meninos e meninas com idades entre 9 e 15 anos, incentivando o estudo e a prática musical.
No dia 23 de abril de 2009, os Meninos Chorões tiveram sua estréia no palco do Teatro Guarany, em Santos, fazendo a abertura do show do grupo paulistano Cochichando em ocasião das comemorações do Dia Nacional e Municipal do Choro em Santos. Desde então, os Meninos Chorões do CER fazem as aberturas dos shows organizados pelo Clube do Choro de Santos.
O Clube do Choro de Santos foi o responsável pela criação do Dia Municipal do Choro em Santos, que passou a ser comemorado a partir de 23 de abril, também em homenagem a Pixinguinha (Lei Municipal nº 2156, de 11/11/2003) e pelo Dia Estadual do Choro, tendo como patrono o instrumentista e compositor paulista Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto (Lei Estadual nº 13.447, de 10/03/2009).